O SENAI do Rio Grande do Norte e a Siemens deram início a discussões, em Natal, sobre a possibilidade de projetos conjuntos na área de educação. Os caminhos em estudo para futuras ações incluem energia, automação industrial e eletromobilidade, além do fomento à participação de meninas e mulheres em cursos técnicos.
O executivo esteve no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, na capital, como parte de uma estratégia do Centro, baseado em São Paulo, para expansão das atividades em outras regiões do Brasil. Atualmente, treinamentos já são oferecidos em parceria com a rede SENAI nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
A reunião foi realizada na última sexta-feira (14) e contou com a participação do diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI (FAETI), Rodrigo Mello, da diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, do instrutor de educação e tecnologias na área de eletromobilidade, do CTGAS-ER, Davinson Rangel, e do desenvolvedor de negócios da Siemens SITRAIN, Edilson Silva.
No roteiro da visita, foram incluídos laboratórios nas áreas de robótica, instrumentação, eletromobilidade e hidrogênio. “O objetivo foi introduzir expectativas e analisar possibilidades conjuntas de parcerias em educação. A conversa com a equipe da Siemens abriu horizontes de possibilidades, que serão analisadas ao longo deste ano. Vamos ver o que é factível e possível para darmos os primeiros passos”, disse Amora Vieira.
“A Siemens e o SENAI atuam para a indústria, cada um na sua missão. E a possível concretização de um acordo, sem dúvida, trará benefícios ao setor”, acrescenta. “Enxergamos que há muito o que podemos fazer juntos”, complementa o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello. “Essa visita é o início das discussões e análises necessárias sobre de que forma conseguiríamos incrementar laboratórios e metodologias para fortalecer a formação de pessoas para o setor industrial”, observa ainda.