Suspeito de promover esquema de “rachadinha” em seu gabinete, o deputado federal André Janones (Avante-MG) vive um cenário de isolamento entre seus colegas na Câmara dos Deputados, além de um constrangimento da esquerda em defendê-lo das acusações.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, formalizou um pedido de cassação do deputado nesta semana. A sigla enviou uma representação por quebra de decoro parlamentar contra Janones à Mesa Diretora, que deverá em seguida ser encaminhada ao Conselho de Ética.

As suspeitas vieram a público após o site Metrópoles revelar nesta semana áudio de 2019 em que Janones, em seu primeiro mandato na Câmara, informou a assessores que eles teriam que devolver parte dos salários para que o parlamentar pudesse reconstruir seu patrimônio.

Deputados afirmam reservadamente que Janones não tem um grupo político que possa fazer uma defesa contundente dele —pelo contrário. Também pesa contra o fato de ele integrar o Avante, que é um partido nanico, tendo apenas sete deputados na Câmara.

Folha de S. Paulo