Com a temporada de verão se aproximando, a prática regular de atividades cardiovasculares não apenas aprimora a saúde do coração, mas também potencializa os benefícios para o corpo e a mente

Com a chegada iminente do verão, muitas pessoas estão ansiosas para desfrutar do sol, da praia e de atividades ao ar livre. Além dos benefícios estéticos, a preparação para a estação mais quente do ano também deve incluir cuidados essenciais com a saúde cardíaca. É nesse contexto que as atividades cardiovasculares se destacam como aliadas indispensáveis.

O coração é o motor do nosso corpo, e mantê-lo saudável é crucial para desfrutar plenamente as atividades do verão. A prática regular de exercícios cardiovasculares, como corrida, natação, ciclismo e dança, não apenas fortalece o músculo cardíaco, mas também melhora a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

O profissional de educação física da Bodytech Tirol, Lucas Leonardo, corrobora que o treinamento cardio é de suma importância para a saúde, fornecendo diversos benefícios, como aumento da resistência física, melhora do desempenho, fortalecimento do sistema respiratório e prevenção de doenças cardíacas.

Mas além desses benefícios, as atividades cardio são excelentes para quem busca manter ou alcançar uma boa forma física. Esses exercícios ajudam a queimar calorias, contribuindo para a perda de peso e tonificação muscular. Além disso, promovem o aumento da energia e resistência, preparando o corpo para as longas jornadas de diversão sob o sol.

Quanto ao emagrecimento, Lucas esclarece. “Engana-se quem acredita que só o treinamento cardio contribui para a perda de peso – ele tem sim um papel fundamental na queima de calorias – mas não é o principal meio. Os treinos de resistência (força) são fundamentais para quem tem esse objetivo e, além disso, ajudam a obter o ganho de massa muscular, que vai acelerar a queima de calorias e consequentemente o emagrecimento de forma mais saudável. Então, aliar os dois tipos de exercícios é o recomendado”.

Para Janair Oliveira, 55, aluno da Bodytech Tirol, incluir exercícios aeróbicos ajudou até mesmo na qualidade do sono, além de ganhar muita disposição no dia a dia. “Faço indoor cycle pelo menos cinco vezes por semana. É notório o aumento da minha disposição física e mental no trabalho e afazeres domésticos”, afirma.

A qualidade de vida notada por Janair pode ser explicada pela inegável ligação entre exercícios cardiovasculares e saúde mental. Durante essas atividades, o corpo libera endorfinas, conhecidas como “hormônios da felicidade”. Isso não apenas melhora o humor, mas também contribui para reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando uma mente mais tranquila e focada, ótimos ingredientes para aproveitar o verão.