A Secretaria Extraordinária da Cultura e a Fundação José Augusto (FJA) responderam nesta segunda-feira (11) as solicitações da superintendência do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RN) para a remoção da pichação na parte externa do Forte dos Reis Magos.
A edificação histórica amanheceu pichada na quinta-feira passada (7) com mensagens contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.
Para que o trecho seja pintado, é necessário que a FJA, que é administradora do Forte, faça uma solicitação ao Iphan, por se tratar de um prédio tombado. Foi essa solicitação que foi formalizada nesta segunda (11).
Uma reunião com representantes do Estado e do Iphan aconteceu pela manhã para debater medidas a serem adotadas com celeridade para a remoção da intervenção.
Segundo a FJA, o Iphan informou que o pedido de autorização para a obra no Forte dos Reis Magos será analisado em caráter de reforma simplificada para dar rapidez ao serviço de pintura na cor branca, que foi utilizada na última restauração realizada pelo governo do RN.
g1 RN