Um grupo de 41 deputados encabeçado por Ubiratan Sanderson (PL-RS) protolocou na Câmara nesta quarta-feira (30) um pedido de impeachment de Lula (PT, foto) por insistir que o impeachment de Dilma Rousseff foi um “golpe”.

Em discurso recente na África, o petista repetiu a fake news e afirmou que era necessário discutir como “reparar” Dilma pela destituição do cargo. Logo depois, o PT apresentou ao Congresso um projeto para dar ctrl-Z na história e anular o processo — conduzido em 2016 pelo Congresso, sob o comando do então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, de modo inteiramente constitucional.

No pedido de impeachment de Lula, os deputados de oposição também apontam que o presidente, assim como os petistas, mentiu sobre a “absolvição” de Dilma por recente decisão do TRF-1.

Diante disso, os parlamentares argumentam que Lula cometeu crime de responsabilidade. “Ao veicular em site oficial da Presidência da República o discurso de que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um golpe de Estado, o mencionado presidente atentou contra a probidade administrativa ao proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo que exerce em nome da sociedade brasileira como um todo”.

Com informações de O Atagonista