Em discurso durante o Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Brasília, nesta quinta-feira (12), Lula adotou o que O Globo classificou como uma “subida de tom” em relação a Jair Bolsonaro. “Vocês conheceram em quatro anos o nazismo e o fascismo”, disse o presidente aos estudantes, sem citar nominalmente o antecessor.

“Voltei à Presidência pela luta de vocês junto a mim, para recuperarmos este país. Vocês precisam compreender a importancia da democracia”, declarou Lula, que recebeu uma carta com reivindicações da UNE.

“Vocês conheceram em quatro anos o nazismo e o fascismo. Viram como pode-se destruir a democracia em quatro anos. Aprendemos que a democracia pode não ser a coisa mais perfeita, mas não há nada como ela, em que podemos ver a pluralidade. É na democracia que vemos as manifestações”, acrescentou o presidente, prometendo fazer mais escolas técnicas e universidades.

Também presente ao evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, foi vaiado pelos milhares de estudantes, segundo o relato do jornal carioca. Diante das vaias, Santana prometeu a eleição e convocação de reitores em universidades federais.

 

O Antagonista