O presidente da Argentina, Alberto Fernández, desembarca novamente em solo brasileiro nesta segunda-feira. A visita foi comunicada pelo Itamaraty neste domingo e ocorre em alusão aos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países, de acordo com a pasta.

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernández tem encontro marcado com os presidentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigo Pacheco e Rosa Weber.

Quinto encontro oficial neste ano

Será o quinto encontro oficial entre Lula e Fernández, desde janeiro. Além da posse de Lula, o presidente da Argentina veio a Brasília em maio e, posteriormente, participou da cúpula de presidentes sul-americanos, sediada também na capital brasileira. Já o presidente Lula fez visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional.

Crise na Argentina

Os argentinos enfrentam uma grave crise na economia, com desvalorização da moeda local e altos índices inflacionários. A inflação anualizada está em 114%. O presidente Lula tem buscado ajudar o vizinho. Fernández busca o mínimo de US$ 1,5 bilhão por mês em financiamento à exportação de insumos industriais para a Argentina. Mas as negociações ainda não foram totalmente fechadas.

Com informações de O Globo