Foram seis atletas e seis pódios no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu CBJJ 2023, em Barueri/SP, no último dia 29 de abril. Foram dois primeiros lugares, dois segundos e dois terceiros. Esse saldo positivo foi alcançado de cara já na primeira competição dos meninos, com idades entre 6 e 14 anos, que fazem parte do Projeto Grow Association (Associação para Crescer). Uma iniciativa aqui no Estado que começou as atividades em janeiro deste ano e visa transformar as vidas de crianças por meio do esporte, tornando-os campeões.
“Nós vimos como o jiu-jitsu mudou e vem mudando a vida do meu filho. E não me refiro só aos resultados nos tatames, mas na vida dele enquanto filho, estudante, como um ser humano em construção. E assim decidimos criar o Projeto Grow Association. Queremos proporcionar isso a outras crianças e transformar outras vidas. Pegamos o trabalho de alto rendimento feito pelo Professor Tutu Calixto com Silvinho Júnior, que o levou a títulos como o Campeão Brasileiro, Sulamericano e Mundial de Jiu-Jitsu Kids e ampliamos”, ressalta Sílvio Romero, Coordenador Administrativo do projeto.
O trabalho da Grow Association iniciou-se no mês de janeiro de 2023, com aproximadamente dez atletas Kids de várias cidades potiguares e tem como propostas centrais o desporto participativo, a inclusão social e a educação por meio do Jiu Jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. O projeto oferece treinamentos adequados, equipe multiproprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais.
O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu CBJJ 2023, em Barueri/SP, foi o primeiro grande teste dos meninos do projeto. Com mais de oito mil atletas inscritos, a competição é vista pelos especialistas como um dos maiores e mais difíceis do mundo da modalidade. Inicialmente a Grow Association tinha preparado oito atletas para o campeonato, mas dois deles não puderam ir por motivos de saúde. Os seis que foram, deram show.
Laerton Souza e Vitão Silva, de 13 anos, foram campeões em suas categorias. Sílvio Júnior, 12 anos e Cláudio Neto, 11, foram vice campeões. Já Vitor Santos, de 6 anos, e Hyanrri dos Santos, de 14, ficaram em terceiro lugar.
“O Projeto foi desenvolvido com base no próprio nome, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. Nosso foco está nas crianças, pois queremos desenvolver um trabalho desde a base, até o profissionalismo. Falar sobre o Campeonato Brasileiro é literalmente falar sobre realização. Começamos há quatro meses focando no crescimento de cada criança que nos foi confiada pelos pais e apesar da missão diária árdua, fomos surpreendidos não só pelos resultados, mas pelo desempenho de cada um. Vê-los lutando como gente grande provou que estamos no caminho certo”, destaca o professor Tutu Calixto, Coordenador Técnico do projeto.
Dos seis atletas que competiram em Barueri/SP nesse último final de semana, quatro deles já foram campeões brasileiros. Dois esse ano e dois ano passado.
Seis atletas que disputaram o Brasileiro em São Paulo
1 – Silvio Romero Alves Machado Júnior, 12 anos, de Natal/RN. Tetra Campeão Estadual, Campeão brasileiro de 2022 e Vice em 2023, Campeão Sulamericano 2022 e Campeão Mundial 2022 diu Jiu-Jitsu Kids.
2 – Victor Gabriel Pereira Silva, 13 anos, de Extremoz/RN. Campeão Estadual e Campeão Brasileiro 2023.
3 – Cláudio Oliveira de Paula Neto, 11 anos, de São Gonçalo do Amarante/RN. Campeão Estadual, campeão brasileiro 2022 e vice em 2023.
4 – Laerton Luiz Miranda de Oliveira Filho, 13 anos, de Parnamirim/RN. Campeão Estadual e campeão Brasileiro 2023.
5 – Alexandro Hyanrri Alves dos Santos, 14 anos, de Parnamirim/RN. Campeão Estadual e terceiro lugar no Brasileiro 2023.
6 – Vitor Santos da Silva, 6 anos, de Assú/RN. Terceiro lugar no Brasileiro 2023.