30.11.2017 | Geral Walter Alves assegura obras emergenciais em açudes de São João do Sabugi e Assu

O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) assegurou junto à Agência Nacional de Águas (ANA), dois importantes projetos hídricos para o Rio Grande do Norte: recuperação emergencial de estruturas hidromecânicas e obras civis nos reservatórios Sabugi, em São João do Sabugi, e Mendubim, localizado em Assu. Ambos os reservatórios fazem parte da bacia Piranhas/Assu e, juntos, têm capacidade de armazenar mais de 141 milhões de metros cúbicos de água.

As obras no açude Sabugi já iniciaram e, em breve, começam as intervenções no açude Mendubim. O investimento total é na ordem de R$ 1,741 milhão e o prazo para conclusão das obras, no Sabugi, é março de 2018. No reservatório Mendubim, o prazo de execução das obras é de quatro meses.

O deputado Walter Alves lembra que as obras emergenciais são importantes. Um estudo recentemente divulgado pela ANA aponta que pelo menos 25 barragens no Brasil, sendo duas no RN, apresentam defeitos estruturais graves. “Sabemos como a seca está castigando nosso Rio Grande do Norte. Investir em obras hídricas é prioridade. É importante cuidar dos reservatórios para que, quando a água chegar, não soframos com outros problemas”, destaca o parlamentar.

Números

O reservatório Sabugi, que tem capacidade para armazenar mais de 65 milhões de metros cúbicos de água, estava, de acordo com a última medição da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), no dia 11 de outubro de 2017, com pouco mais de 6 milhões de metros cúbicos, o que correspondia a menos de 10% de sua capacidade total.

Ainda de acordo com os números da Semarh, o reservatório Mendubim, que tem capacidade total para mais de 76 milhões de metros cúbicos de água, estava, no dia 28 de novembro de 2017, com quase 35 milhões de metros cúbicos, ou seja, 45% do seu volume total.

ÚLTIMA EDIÇÃO
INSTAGRAM
  • Categorias