12.03.2018 | Geral Restaurante Popular de Parnamirim recebe certificado de alimento seguro do Sebrae

A unidade é a primeira do Estado a receber o certificado do Programa Alimentos Seguros (PAS), do Sebrae.

O programa Restaurante Popular do Governo do RN é conhecido por oferecer um almoço nutritivo por apenas R$ 1, mas muitas pessoas não sabem que essa refeição segue rigorosos padrões de qualidade.

As unidades do programa precisam garantir que o alimento oferecido esteja dentro dos padrões sanitários adequados e são fiscalizados pelos órgãos de controle. A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), vem trabalhando desde 2015 para garantir a qualidade das refeições oferecidas nas 32 unidades do programa.

Um dos restaurantes que se destaca no quesito qualidade é o de Parnamirim, que há 9 anos atende a população do município, oferecendo mil refeições por dia. A empresa Makros Consultoria, Turismo e Eventos administra a unidade que esse ano recebeu o certificado do Programa Alimentos Seguros (PAS), distribuído às empresas que seguem rigorosas normas de boas práticas de manipulação de alimentos. O PAS é coordenado pelo Sebrae que auxilia os estabelecimentos que trabalham com alimentos a seguirem um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela ANVISA.

A unidade possui toda uma estrutura preparada para atender todas as normas sanitárias exigidas para a certificação. Cada setor é dividido e organizado. Um exemplo é o material de limpeza que é dividido em armários classificados por local, onde ma vassoura da cozinha só pode ser usada na cozinha. Na área de produção (cozinha) há panelões, forno combinado e fogão. Tudo organizado de forma a garantir a produção do alimento de qualidade.

A área de produção também é dividida em uma sala onde é preparado a salada e os sucos, dois açougues, um para carnes e outro para frango. Todos possuem máquina de corte e balança de precisão para separar as poções conformes medidas estabelecidas pelas nutricionistas.

Há um local só para o estoque de descartáveis e no almoxarifado ficam os alimentos não perecíveis com ventilador ligado 24h para deixar o local na temperatura ambiente de 26º graus, garantindo assim a conservação correta dos alimentos. Tudo é etiquetado com as datas de validade e, além disso, todo o material é suspenso em estrados para não terem contato com o chão ou paredes. Duas câmaras frias fazem o acondicionamento das carnes e das verduras, sempre mantendo as condições ideais para cada categoria.

Segundo a nutricionista geral da unidade, Eugênia Maciel, as boas práticas passam até pela forma de descarte dos resíduos. “Nossa casa de lixo segue todos os padrões e normas sanitárias. Os resíduos orgânicos são doados para reaproveitamento na alimentação animal”, explicou.

Para receber a certificação a unidade teve que passar por uma série de procedimentos como a capacitação dos funcionários, visita da equipe do PAS para realizar consultoria e o acompanhamento diário de um nutricionista do programa para observar a aplicação das normas.

“É todo um caminho que precisamos seguir para conseguir essa certificação. Hoje tenho orgulho de dizer que estamos cumprindo todas as normas de boas práticas. É um privilégio esse certificado para nossa empresa. E estamos trabalhando para trazer a certificação para as outras duas unidades que administramos, Canguaretama e Mossoró”, declarou a proprietária da empresa, Meiry Freitas.

O secretário da Sethas, Vagner Araújo, elogiou a iniciativa e reafirmou o compromisso da secretaria em trabalhar em cada unidade a importância de oferecer uma refeição segura e de qualidade para a população. “Estamos trabalhando para que mais unidades tenham a certificação. O de Parnamirim já é uma referência. O padrão de qualidade dos restaurantes, além de uma necessidade e uma exigência que fazemos para garantir a qualidade do que servimos, é um aprendizado para a população que atendemos. Tem efeito educativo. O objetivo do governador Robinson é garantir que o programa seja de qualidade, independentemente do valor que é pago pela refeição”, ressaltou.

População elogia a qualidade da refeição

A certificação de qualidade do PAS reflete também na popularidade da unidade e na satisfação dos usuários do programa como o moto-táxi Antônio Falcão, 65, que é usuário habitual da unidade. “Venho aqui todos os dias. A comida é excelente. Não tenho do que reclamar, ainda mais pelo preço que pagamos. Aqui é tudo limpo, tudo de qualidade”, afirmou o morador do bairro Rosa dos Ventos.

A dona de casa, Ana dos Santos, do bairro de Passagem de Areia, vem pelo menos três vezes por semana e não vem sozinha, ela traz o filho, a nora e as netas para almoçar no restaurante. “Se eu pudesse viria todos os dias. Um almoço bom desses não é qualquer canto que oferece. Eu venho e trago logo minha família toda para encher o bucho”, contou.

O Restaurante Popular de Parnamirim funciona na Av. Presidente Getúlio Vargas, 395, bairro Santo Reis, com horário de funcionamento a partir das 10h30. A unidade oferece cinco mil refeições por semana, de segunda à sexta-feira.

O programa Restaurante Popular possui 32 unidades e beneficia 24 municípios potiguares, oferecendo 112 mil refeições semanalmente. Outros 20 restaurantes serão inaugurados até junho de 2018.

ÚLTIMA EDIÇÃO
INSTAGRAM
  • Categorias