11.07.2019 | Geral Em prol dos idosos, ‘Julho Branco’ tem início na próxima terça-feira (16)

Campanha idealizada pela vereadora Eleika terá nove dias de programação. Novidade fica por conta dos Jogos Municipais do Idoso.

Esclarecer a importância da experiência dos idosos e de sua participação no mundo atual, proporcionar a essas pessoas momentos de cultura, lazer, melhores condições de saúde e elevação da autoestima são pontos fundamentais da campanha “Julho Branco”. De iniciativa do mandato da vereadora Professora Eleika, o Julho Branco foi instituído no calendário oficial de eventos do município de Natal, pela Lei Nº 6.713/2017, publicada no Diário Oficial do Município de Natal em 01 de setembro de 2017. Nesta segunda edição da campanha, as atividades serão realizadas entre os dias 16 e 26 de Julho.

Com apresentações culturais de música, coral e teatro, a abertura do Julho Branco será realizada na próxima terça-feira (16), a partir das 9h, no Instituto Juvino Barreto. No dia seguinte, na quarta-feira (17), a programação contará com diversas atividades, a partir das 14h, na Associação RioGrandense Pró-Idosos (ARPI).

Nos dias 18 e 19, quinta e sexta-feira, acontecerá a primeira edição dos Jogos Municipais do Idoso como parte da programação do Julho Branco. Realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o apoio da vereadora Professora Eleika, o evento esportivo terá competições de dança de salão, dança de grupos, caminhada de revezamento, câmbio (vôlei adaptado), jogos de tabuleiro (dama e dominó). As atividades serão realizadas no Palácio dos Esportes e terão a participação de idosos das Instituições de Longa Permanência e de Centros de Convivência da capital. Ainda na sexta-feira (19), acontecerá a atividade ‘Idoso na Praça’, a partir das 16h, na Praça Central do Conjunto de Neópolis e o som do Grupo Sal da Terra, composto por idosos.

Na semana seguinte, a programação começa na terça-feira (23), com apresentação de teatro e ação de beleza pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) Marly Sarney. Já no dia seguinte, a ação de beleza acontece no CCPI Ivone Alves, antecedida por oficinas.

O encerramento do Julho Branco será na sexta-feira (26), a partir das 9h, no Ginásio Arena do Morro, em Mãe Luiza. Na recepção, a música da Banda da Polícia Militar, seguida da apresentação dos grupos de dança dos CCPIs Marly Sarney e Ivone Alves e do Espaço Solidário. Durante o evento também serão oferecidos serviços de corte de cabelo, design de sobrancelhas e manicures por profissionais do SENAC, além de atendimento jurídico pela OAB com orientações sobre direitos e assuntos relacionados aos idosos.

Para Professora Eleika, um ponto fundamental é a conscientização dos indivíduos que integram outras faixas etárias da importância do idoso, alertando sobre como ele deve ser tratado e os motivos para este tratamento especial. “A população idosa no Brasil está crescendo muito e hoje representa uma parcela bastante significativa. Então, é preciso que se dê a devida importância a estes indivíduos. Esta campanha foi criada justamente para valorizar aos idosos e para buscar melhorar a qualidade de vida deles. Teremos muitas atividades culturais, danças, oficinas e, este ano, teremos os Jogos Municipais do Idoso, idealizado pela SEL, que será uma grande contribuição para a campanha”, afirma a vereadora, acrescentando que a escolha pelo termo “Julho Branco” se deu ao relacionar o mês de comemoração ao Dia dos Avós – celebrado em 26 de julho – e ao fazer referência aos cabelos brancos próprios dos idosos.

ÚLTIMA EDIÇÃO
INSTAGRAM
  • Categorias