11.07.2018 | Geral Coordenadores do curso de Educação Física reúnem-se no CREF16 a fim de articular melhorias na área

O Conselho Regional de Educação Física da 16° Região – CREF16/RN é composto por várias comissões que tem a responsabilidade de discutir assuntos específicos de cada pasta. A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional – CESPP, é presidida pela Conselheira Rosa Mendonça CREF 000113-G/RN. Dentre as diversas competências desta Comissão, uma delas é a necessidade de maior articulação da graduação na área da Educação Física com o mundo do trabalho, no despertar e na disseminação de posturas profissionais compatíveis com as exigências técnico-científicas e éticas da sociedade atual.

Diante disso, a convite da CESPP, coordenadores dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado das Instituições de Ensino Superior – IES do estado do Rio Grande do Norte, estiveram presentes na sede do CREF16 para debater assuntos de extrema relevância sobre o perfil do egresso, da formação superior e intervenção profissional. Segundo esses profissionais, é preciso haver um maior debate para promover mudanças significativas na Educação Física.  “Queremos avançar nesta parceria com as IES, identificando lacunas, ampliando as discussões com outras entidades, para ver em que podemos melhorar na formação superior e uma boa intervenção profissional”, afirma Rosa Mendonça.

Numa sequência de três reuniões realizadas entre os dias 24/05 e 18/06, os coordenadores puderam expor preocupações e conflitos do ensino superior, revelando um senso comum e emergente necessidade de mudanças. Entre os assuntos abordados, referem inicialmente uma reestruturação nas Resoluções do Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Coordenação de Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs para os cursos de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado).

De modo geral, admitem a inevitável articulação com outros segmentos e entidades envolvidas, tanto quanto a definição de um plano robusto de ações, para que se alcance verdadeiramente as mudanças e crescimento pretendido para formação superior, e uma intervenção profissional de qualidade na Educação Física, especialmente neste ano quando comemora-se 20 anos de regulamentação da Profissão.

Próxima reunião

Dando continuidade as discussões, a Conselheira Federal Iguatemy Maria de Lucena Martins – CREF 000001-G/PB, estará presente na próxima quarta-feira (18) às 15h na sede do CREF16. A Profa. Dra. Iguatemy Lucena possui Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto/PO. Sua vasta experiência na área de Ensino Superior e Formação Profissional na Educação Física contribuirá de maneira significativa no andamento das questões.

ÚLTIMA EDIÇÃO
INSTAGRAM
  • Categorias