30.01.2018 | Geral Com trilha sonora de frevos autorais potiguares, Banda Detroit fará prévia gratuita a bordo do Pranchão

Liderada pelo instrumentista, baixista e cantor Munir Faraj, a Banda Detroit retoma seu lugar na história dos carnavais de Natal com trilha sonora de frevos potiguares eletrizados, de autoria de Babal, Délio Miranda, Carlos Santa Rosa, entre outros. A banda desfila no dia 8 de fevereiro

 Intérprete de uma trilha sonora autoral natalense que marcou gerações nos carnavais de rua e de clubes da capital, a partir dos anos 1980, a veterana Banda Detroit desembarca neste Carnaval revigorada e trazendo uma novidade: Estará a bordo de sua própria alegoria, em versão Pranchão. A prévia carnavalesca acontecerá dia 8 de fevereiro, em Ponta Negra (zona Sul da cidade), com saída em frente ao Praia Shopping e encerramento na praça Ecológica. O projeto “A Banda” faz parte do Carnaval Multicultural de Natal e tem patrocínio da Unimed Natal, através da Lei Djalma Maranhão. O acesso é gratuito e a concentração é a partir das 19h.

 A banda Detroit vai percorrer as ruas do polo zona sul em cima de um Pranchão, um trio de porte médio cujo palco está localizado na parte inferior, bem perto do folião.

O repertório vai privilegiar, em versão atualizada, as composições que marcaram a folia local e, principalmente a trilha sonora dos carnavais de blocos. São canções autorais que estão na memória afetiva do povo potiguar, compostas por Babal, Carlos Santa Rosa Castim, Délio Miranda, Leonardo Cavalcanti, entre muitos outros compositores. Um exemplo é “Alegres Meninos”?, hino oficial do bloco de alegoria “Meninões”, cujo refrão dizia “Lindas criaturas, em busca de aventuras/Sacodem, agitam, enterram, antigos tabus/Que os corpos se abraçam e se beijam suados e nus/É genial revirar Natal no carnaval…”

A Banda Detroit estreou em 1980, com a formação Munir Faraj (contra-baixo e voz), Wallid (guitarra), Marcelo (guitarra e voz) e Fernando (bateria). Hoje, a banda ainda conta com Munir Faraj, seu filho Munir Junior e músicos convidados. A banda já acompanhou lendas da MPB como Armandinho, Dodô e Osmar e possui um álbum lançado em 1989, que registra as canções imortalizadas por eles nos carnavais da capital. A banda também aprovou via Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo a gravação do CD e DVD ao vivo, como continuidade do trabalho que a banda realiza no Estado nas últimas décadas.

ÚLTIMA EDIÇÃO
INSTAGRAM
  • Categorias