10.10.2018 | Geral Câmara Municipal de Natal institui a Comenda Cícero Onofre

Propositura do vereador Sérgio Pinheiro para homenagear ações em defesa do saneamento básico

A Câmara Municipal de Natal aprovou na manhã desta quarta-feira (10), o projeto de resolução do vereador Sérgio Pinheiro (Patriotas), que institui a Comenda do Mérito Cícero Onofre de Andrade Neto. A Comenda será concebida, anualmente, às pessoas físicas e jurídicas que, pelos seus trabalhos, estudos e dedicação, tenham se destacado por ações em defesa do saneamento básico, do meio ambiente e desenvolvimento sustentável no âmbito do município do Natal. A entrega ocorrerá em sessão solene marcada para o dia 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cícero Onofre que era natural do município de Martins(RN), cidadão natalense, falecido ano passado, aos 65 anos, era doutor em Recursos Naturais com especialização em Recursos Hídricos, Qualidade e Tratamento de Águas. Durante toda sua vida teve expressivos trabalho voltados para a engenharia sanitária e ambiental do Brasil. Era tido no meio acadêmico como uma das grandes expressões brasileiras na área de tratamento de esgoto sanitário.

Teve trabalhos destacados em desenvolvimentos tecnológicos na área de saneamento básico, como pro exemplo, o sistema condominial de esgoto, desenvolvido por ele em Natal, no bairro das Rocas, utilizado hoje por diversas cidades brasileiras, notadamente Brasília e Salvador, expandido para a América Latina, Ásia e parte do Oriente Médio. Com trabalhos voltados para a área de tratamento, sua grande especialidade, em lagoa de estabilização, onde desenvolveu um sistema de tratamento compacto, através de filtro anaeróbio, bem como de reutilização de esgoto.

Se destacou ainda em tecnologias de reaproveitamento de água, utilizando a água após tratamento para produção capim (forragem animal). Também foi um defensor na utilização de cisterna para auxiliar no combate a seca do semiárido. Como professor teve papel destacado na formação de profissionais, boa parte dos engenheiros ambientais sanitaristas do Rio Grande do Norte têm Cicero como um professor motivador “porque ele trazia o coração para as suas aulas”, relata Sérgio.

Em Natal, Sérgio Pinheiro destaca o parecer técnico elaborado por ele, quando ocorreu aquela mortandade de peixes no rio Potengi, em 2007. Participou ainda da elaboração do Plano Diretor de Drenagem da cidade.

Um dos seus últimos trabalhos na UFRN, era a elaboração dos planos de saneamento de 86 municípios do estado, sempre atuando como elemento motivador e, ainda tinha uma intensa participação no Conselho Municipal de Saneamento Básico (CONSAB), onde era corriqueiro a sua participação nas conferências municipais de saneamento. “Portanto, é mais do que merecida essa homenagem a ele,” conclui Sérgio.

Sobre Cícero Onofre

O Professor Cícero Onofre de Andrade Neto graduou-se Engenheiro Civil pela UFRN, é mestre e doutor pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Na sua vida acadêmica, paralelamente à docência, desenvolveu inúmeras atividades como pesquisador, tendo proferido palestras sobre os mais variados temas da engenharia sanitária e ambiental, não só no Rio Grande do Norte, como também em vários estados do Brasil e no Exterior.

Desenvolveu, ainda, numerosos escritos na área de sua especialização, com mais de 200 títulos publicados, constituindo-se em biografia digna de realce no País, inclusive dois livros solo: Sistemas Simples para Tratamento de Esgotos Sanitários – Experiência Brasileira e Pesquisa referente a experiência brasileira relativa a sistemas de baixo custo para tratamento de águas residuárias: relatório final. Também foi Diretor Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e Presidente da ABES – RN.

Reconhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades brasileiras no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental, foi um cidadão de destaque em nossa cidade. Como técnico, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que levou a surgir o sistema condominial de esgotos implantada inicialmente nos bairros de Santos Reis e Rocas, na década de 80.

ÚLTIMA EDIÇÃO
INSTAGRAM
  • Categorias