As chuvas que caíram em Natal na semana passada trouxeram para moradores de regiões próximas a lagoas de captação uma antiga preocupação: o risco de transbordamento. De acordo com a Defesa Civil do Município, na manhã da sexta-feira (17), as lagoas de Santarém, na zona Norte e de Neópolis (próxima ao antigo Makro) não suportaram o volume de chuvas e sofreram transbordamentos.
A Seinfra explicou que o sistema de bombeamento do equipamento em Neópolis estava comprometido por causa do furto de cabos de energia. Em Santarém, as redes de esgoto clandestinas causam o problema.
A pasta disse que tem executado a limpeza nos locais conforme cronograma próprio, com base em uma decisão judicial fruto de uma acordo com o Ministério Público, que prioriza lagoas em situações mais urgentes. Em Santarém, segundo o titular da Seinfra, Carlson Gomes, já havia sido feito o trabalho de limpeza do fundo da lagoa neste ano.
“Mas o maior problema ali é a águas servida, que permanece o ano todo, uma vez que a Caern ainda não finalizou os serviços de saneamento na zona Norte”, disse o secretário.
Tribuna do Norte